sexta-feira, 7 de junho de 2013

CINE DEGUSTA SANTOS - FOOD FILM FESTIVAL - 2013

Festival propõem interação entre
 cinema e gastronomia internacional

Quem nunca pensou em dar uma pausa na rotina, no trabalho e na vida corrida e se dar um tempo para aprender e experimentar outras culturas?

De 16 a 20 de julho acontece uma deliciosa interação entre o ver e o degustar, na segunda edição do “Cine Degusta Santos – Food Film Festival”, na cidade de Santos, litoral de São Paulo. Comer com todos os sentidos é o que propõe o Festival, em quatro jantares e um almoço, onde o espectador irá degustar as suculentas sutilezas da gastronomia e do cinema de influentes culturas de cidades internacionais, como a Cidade do México, Paris, Lyon, Veneza e Lisboa. O Festival acontecerá às 20h, nos restaurantes: Guadalupe (16/7), Lion (17/7), Cantina Di Lucca (18/7) e num único dia às 12h, será no Tasca do Porto (20/7). Além dos jantares e almoço haverá uma programação formativa dentro do evento, dia 19/7 acontecerá às 19h30, no cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, a sessão de lançamento dos curtas pilotos da web série “Cine Degusta – Os sabores e suas histórias”, em fase de pré-produção, e dia 20/7, às 9h, no restaurante Tasca do Porto será realizado o workshop “Fotografia de Comida”, com José Alberto Sarquis, fotógrafo argentino com experiência em fotogastronomia. Este é o cardápio e os cenários escolhidos, a partir da iniciativa do fotojornalista e diretor de cinema Eduardo Ricci criador do CINEME-SE – Bienal Internacional da Experiência do Cinema e coordenador do Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta.

A proposta do Festival é criar um espaço para uma trégua do dia a dia com os sabores de cada cultura participante desta edição, com degustação às escuras, sorteios, edição de imagens ao vivo e interações que terão o prato como testemunha e o uso de dispositivos móveis como tablet e smartphone. Durante a sobremesa haverá a exibição de um curta-metragem de origem da cultura tema de cada dia e um clipe com cenas da gastronomia no cinema e imagens da composição do prato principal servido no jantar.

Como participar?
Cada dia contará com um cardápio diferenciado e especial para o Festival. Além da programação com interações entre o ver e o degustar e sorteios de vinhos e jantares, o participante terá direito a uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, as bebidas serão cobradas a parte. O valor de investimento para cada dia de Festival é de R$60,00. 

A reserva poderá ser feita até 10 de julho pelo e-mail: cinericci@yahoo.com.br ou pelo telefone: (13) 9171-7463 ou 3202-7100 ramal: 257. Os endereços dos restaurantes, menu e mais informações estão no blog: www.saboresdocinema.blogspot.com.

 

Roteiro degustação
Desde a entrada até a sobremesa o participante experimentará a integração entre gastronomia e cinema. O roteiro degustação começa com uma apresentação multimídia de clipes durante as entradas, em seguida acontece o momento “o prato como testemunha” que sugere ao participante degustar às escuras seu jantar. Para encerrar a noite será exibido um mini documentário sobre a composição de um prato típico, haverá sorteios e para acompanhar a sobremesa será exibido um delicioso curta-metragem surpresa. Toda a programação contará com breves comentários e lightshow realizados pelo jornalista e diretor de cinema Eduardo Ricci.


CARDÁPIOS
 

16/07 – 20h – MÉXICO/CIDADE DO MÉXICO
Restaurante: Guadalupe*

Entrada: Deliciosos totopes
Prato Principal: Taco (duas unidades)
Sobremesa: Sorvete
Sorteio: Um jantar (casal)

* Bebidas a parte. Serão cobrados 10% sobre o valor das bebidas.

Endereço: Rua Tolentino Filgueiras, 81 – Gonzaga – Santos/SP
Tel.: 13 3286-4221



 
17/07 – 20h – FRANÇA/ PARIS
Restaurante: Lion*

Entrada: Delicada Tartellete ao tombée de alho poró e gratinado de funghi brie.
Prato Principal: Clássico Boeuf  Bourguignon, acompanhado de um delicioso couscous marroquino.          
Sobremesa: Duo bruleê de pistache e Baunilha.

* Bebidas a parte. Serão cobrados 10% sobre o valor das bebidas.

Endereço: Rua Tolentino Filgueiras, 16 – Gonzaga – Santos/SP
Tel.: 13 3284-1893/1895

 


18/07 – 20h – ITÁLIA/VENEZA
Restaurante: Cantina Di Lucca*

Entrada: Bruscheta

Prato Principal:

Opção 1: Ravioli Verde (massa verde recheada com passas, nozes, molho branco com passas, catupiry e nozes)

Opção 2: À Napolitana (ao sugo, filét em cubos, tomate fresco em pedaços e alecrim)

Sobremesa: Tiramissu

Sorteio: 1 vinho Mediterra Bolgheri (Toscana)

* Bebidas a parte. Serão cobrados 10% sobre o valor das bebidas.

Endereço: Tolentino Filgueiras, 80 – Gonzaga – Santos/SP
Tel.: 13 3284-7711/0444


 
 
20h07 – 12h – PORTUGAL/LISBOA
Restaurante: Tasca do Porto*

Entrada: Bolinho de bacalhau

Prato Principal:
Opção 1: Meia desfeita de Bacalhau
Opção 2: Bife à Marrare com molho de mostarda
Opção vegetariana: Salada portuguesa com feijão fradinho

Sobremesa: Doce do dia, pastel de Belém ou de Santa Clara

Sorteio:
. 1 vinho do Alentejo
. Uma sobremesa extra

Música típica portuguesa: com o grupo “Filhos da Tradição”

* Bebidas a parte. Serão cobrados 10% sobre o valor das bebidas.

Endereço: Rua XV de Novembro, 112 – Centro histórico - Santos/SP
Tel.: 13 3219-4280

 
AÇÕES FORMATIVAS

 
19/07 – 19h30 – lançamento da web série “Cine Degusta – Os sabores e suas histórias”

Local: Sala Maurice Legeard de Cinema (bloco E, 5º andar, da Unisanta)

. Bate-papo sobre a gastronomia no cinema, a partir da exibição de cenas de filmes e dos curtas “Uma Ilha, Um Livro”, de Eduardo Ricci e “Aquela Noite”, de Murilo Calegari e Gustavo Alejandro. A web série está em fase de pré-produção e foram gravados dois pilotos para experimentar as interações possíveis entre a linguagem e a estética do cinema com a gastronomia. Serão gravados sete episódios com a gastronomia como mote principal das histórias que serão captadas com câmeras DSRL, tablet e smartphone, o que irá ajudar na finalização mais multimídia da web série.

 
20/07 – 9h às 13h – workshop “Fotografia de Comida”, com José Alberto Sarquis
 
O cardápio do workshop está todo voltado à prática com dicas de fotografia de gastronomia. É destinado aos amantes de fotografia ou estudantes que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos e experimentar o universo da iluminação e produção fotográfica de alimentos em nível básico. Os participantes deverão ter noções intermediárias de fotografia e possuir uma câmera, tablet ou smartphone. Após conhecer as técnicas, os alunos poderão fotografar seu próprio almoço português que será servido no encerramento,  como conclusão depois de comer com os olhos.
Investimento: R$90,00 (workshop + almoço interativo com música ao vivo)

Local: restaurante Tasca do Porto

(Endereço: Rua XV de Novembro, 112 – Centro histórico - Santos/SP)
com José Alberto Sarquis, fotógrafo argentino com experiência em fotogastronomia.

Público alvo: Fotógrafos, cozinheiros, garçons, designers, videomakers, empresários, publicitários, jornalistas, blogueiros, entre outros.

Mais informações: (13) 9171-7463 ou 3202-7100 - ramal 257.

Um comentário:

  1. Excelente iniciativa.
    Nos filmes, um dos elementos que mais conquista, muitas vezes sem sequer ser notado, é a comida, ambiente da comida, da bebida, da gastronomia enfim.
    Muito legal...
    Estarei lá, se possível, todos os dias.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir