quinta-feira, 4 de julho de 2013

Cinema, gastronomia e o prato como testemunha

Quem nunca pensou em dar uma pausa na rotina, no trabalho,
na vida corrida e se dar um tempo para experimentar outras culturas?

Acontecerá na cidade de Santos, uma deliciosa mistura entre cinema e gastronomia, na segunda edição do “Cine Degusta Santos – Food Film Festival”, de 16 a 20 de julho. Serão três jantares e um almoço para “comer com os olhos e ver com o estômago”, como brinca o jornalista e diretor de cinema Eduardo Ricci, autor da iniciativa. O Festival contará com momentos de degustação às escuras, exibição de curta-metragem, edição de imagens ao vivo com tablet, sorteios e músicas das culturas temas de cada dia, tocadas por um DJ. O espectador poderá degustar com todos os sentidos as suculentas sutilezas da gastronomia e do cinema de influentes culturas de cidades como Paris, Lyon, Cidade do México, Veneza e Lisboa.
 
 
O Festival acontecerá às 20h, nos restaurantes: Guadalupe (16/7), Lion (17/7), Cantina Di Lucca (18/7) e num único dia às 12h, será no Tasca do Porto (20/7). Além dos jantares e almoço haverá uma programação formativa dentro do evento, dia 19/7 acontecerá às 19h30, no cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, a sessão de lançamento dos curtas pilotos da websérie “Cine Degusta – Os sabores e suas histórias”, em fase de pré-produção, e dia 20/7, às 9h, no restaurante Tasca do Porto será realizado o workshop “Fotografia de Comida”, com José Alberto Sarquis, fotógrafo argentino com experiência em fotogastronomia. Ciro Mourão é o DJ convidado que tocará músicas que darão a textura sonora para cada jantar e almoço. Ciro é produtor musical, realiza pesquisa sobre música eletrônica e toca esse estilo musical em casas noturnas de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, onde reside. O Cine Degusta Santos tem apoio cultural dos restaurantes citados acima, da locadora Vídeo Paradiso e conta com participação do cinegrafista multimídia Alex Ramos e apoio na produção do aluno de jornalismo Gabriel Pereira.

 
Como participar?

Cada dia contará com um cardápio diferenciado e especial para o Festival. Além da programação com interações entre o ver e o degustar haverá sorteios no final dos jantares. O participante terá direito a uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, as bebidas serão cobradas a parte. O valor de investimento para cada dia de Festival é de R$60,00.  Para participar do workshop o investimento será de R$30,00.

Necessário fazer reserva com antecedência, até 10 de julho pelo e-mail: cinericci@yahoo.com.br ou pelo telefone: (13) 9171-7463 ou 3202-7100 ramal: 257. Os endereços dos restaurantes, menu e mais informações estão no blog: www.saboresdocinema.blogspot.com.

 

Roteiro degustação

Desde a entrada até a sobremesa o participante experimentará a integração entre gastronomia e cinema. O roteiro degustação começa com uma apresentação multimídia de clipes durante as entradas, em seguida acontece o momento “o prato como testemunha” que sugere ao participante degustar às escuras seu jantar. Para encerrar a noite será exibido um mini documentário sobre a composição de um prato típico, haverá sorteios e para acompanhar a sobremesa será exibido um delicioso curta-metragem surpresa. Toda a programação contará com breves comentários e lightshow realizados pelo jornalista e diretor de cinema Eduardo Ricci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário