sexta-feira, 20 de março de 2015

Cine imersão com aroma de café

Feche os olhos, e lembre qual memória afetiva mais antiga um simples cafezinho te traz neste momento. É sobre esse instante grávido de lembranças que será conduzido o live cinema “Café Aroma Cine”, uma imersão sobre a cultura do café e suas interações com a estética do cinema em nossas memórias, desejos, medos e afetos. A estreia mundial acontecerá em 18 de abril, às 16h, no Museu do Café, Rua XV de Novembro, 98, Centro Histórico, Santos-SP. Com entrada franca, necessário fazer reserva.


Durante duas horas serão experimentados e harmonizados aromas e sabores de diferentes tipos de café, com degustação às escuras, exibição com edição ao vivo de imagens e clipes com o VJ Ricci, uma cena aroma cine com Leon Moreno, a trilha sonora será ao vivo com Alice Mesquita e Adinan Moraes. São ações específicas para criar um ambiente de trocas sensoriais, e dessa forma proporcionar ao espectador o prazer da união entre cinema e café. Ao final, haverá um breve bate-papo com o barista Allyson Ramos e o culinarista André Julião, em seguida será sorteado kits com lembranças do Museu do Café.


Como surgiu a ideia?
O jornalista e cineasta Eduardo Ricci teve a ideia, durante uma parada para descansar numa cafeteria, depois de fotografar as esquinas da rua Boulevard Des Capucines, na cidade de Paris, em 2012. A mesma rua onde aconteceu a primeira sessão de cinema dos irmãos Lumière, em 1895. Ricci estava realizando seu ensaio vídeo fotográfico “Verticidades”, que busca exatamente registrar instantes da vida urbana, nos vértices da cidade.


Como participar?
Os interessados devem fazer sua reserva gratuitamente com antecedência, até 10 de abril, caso as vagas terminem antes do dia citado, será aberta uma lista de espera. A reserva pode ser realizada pelo e-mail: museudocafe@museudocafe.org.br ou pelo telefone: (13) 3213-1751. 


O que é live cinema?
É uma forma de chamar apresentações com execução simultânea de imagens, sons e ações performáticas apresentadas diante da plateia. São apresentações onde a improvisação e o acaso fazem parte de um processo que resulta na possibilidade de criação e vivência, por parte do público, de uma experiência audiovisual expandida, sensorial e imersiva.


Uma realização da produtora Ricci Filmes em parceria com o Museu do Café, com apoio cultural do Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, Vídeo Paradiso, Fórum da Cidadania e Cultura de Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário