O Cinema, enquanto possibilidade criativa estabelece um acordo de ordem objetiva entre cineasta e espectador, e é dessa relação que emerge o dado simbólico da experiência fílmica. Assim como o Tarô, que expõe caracteres aprofundados sobre a natureza das ideias e sentimentos, intuições e sensorialidades humanas.
>> INFOS GERAIS >> CURSO ONLINE:
. Oficineiros: Eduardo Ricci (Cineasta) e Leandro Sales (Tarólogo)
. Data da aula inaugural: 09 de junho - (Terça)
. 2 vídeos aulas por semana (terça e quintas – postado a partir das 18h)
. Duração: > 10 aulas gravadas com dinâmicas e 2 Ao Vivo > 1h20 por Aula
> Atividade Extra de Estudo > Material de Referência
. Plataforma: Zoom / Youtube
. Material Didático: Textos em PDF, Lista de dicas, Links de vídeos e filmes
. Investimento: R$100,00 a vista ou 2x de R$58,00
> Formato Dois Dias por Semana (Terças e Quintas)
. Dias de junho: 09 (Live), 11, 16, 18, 23, 25 e 30
. Dias de julho: 02, 07, 09, 14 e 16 (Live)
> PORQUE FAZER?
O curso tem como objetivo oferecer aos participantes uma expansão de consciência, por meio da leitura simbólica do tarô e seus arquétipos usado em filmes, assim como uma maior compreensão sobre a arte cinematográfica. Em nove encontros, serão abordados todos os arcanos maiores, fornecendo uma rica base de ideias vivas que possibilitem compreender e articular conhecimentos mais aprofundados de narratividade imersiva, tarô, cinema, suas interseções e desdobramentos. Como numa jornada do Louco, arcano 0, o participante partirá cego e apenas em cada encontro descortinará aspectos cada vez mais aprofundados a respeito da natureza simbólica das expressões humanas.
>> CONTEÚDO RESUMIDO
- Arquétipos nos Arcanos Maiores (Tarô de Marselha)
- Leituras do Arcano Maior que Atravessa a Cena
- Narrativas imersivas no Tarô e Cinema
- Misé-en-Scène (colocar em cena)
- Linguagem e Estética na Leitura de Imagens
- Dinâmicas sobre interpretar imagens (Forma e Conteúdo)
- Dicas e Material de Referência
>> QUEM PODE PARTICIPAR?
Todos que buscam autoconhecimento, escritores, roteiristas, jornalistas, tarólogos, cineastas, artistas em geral, diretores de fotografia, estudantes de cinema e narrativa criativa. Maiores de 16 anos.
>> OFICINEIROS
Amparados por uma extensa pesquisa filmográfica e textual, o cineasta Eduardo Ricci e o tarólogo Leandro Sales, introduzirão você ao universo fundamental dos arquétipos do Inconsciente Coletivo, a partir da perspectiva criativa que propõe o psicólogo suíço Carl Gustav Jung na leitura do fenômeno psíquico e seus desdobramentos na arte, ciência e religião.
> Eduardo Ricci Trabalha com cinema desde 1995, é jornalista e cineasta, já realizou quatro curtas-metragens, três exposições fotográficas com colagens e videoinstalação, coordenou o Cineclube Lanterna Mágica (Santos/SP) desde 1999, é diretor do CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema, criado em 2004. Também em 2004, deu início as ações da Ricci Filmes, sua produtora de experiência do cinema. Realiza desde 2008 o ensaio cine fotográfico “Verticidades”, um recorte de esquinas em várias cidades nacionais e internacionais.
> Leandro Sales Leandro Sales é terapeuta prânico, desde 2011, licenciado pelo Institute For Inner Studies Inc. Of Phillippines, através das filiais do Rio de Janeiro (RJ) e em Salvador (BA), além de astrólogo e tarólogo. Pesquisador dos arquétipos do tarô, e das suas possibilidades de conexão com a Vida cotidiana. Como tarólogo tem ampla experiência em atendimentos presencial na cidade de Salvador/BA Santos/SP, e online (com clientes no Brasil e exterior). Cria em sua página de Instagram conteúdo relacionado ao universo do Tarô e Astrologia, desmistificando tabus relacionados ao tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário