sábado, 19 de outubro de 2013

Cinema, gastronomia e o prato como testemunha

Quem nunca pensou em dar uma pausa na rotina, no trabalho,
na vida corrida e se dar um tempo para experimentar outras culturas?
 
Acontecerá na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, uma deliciosa mistura entre cinema e gastronomia, na primeira edição do “Cine Degusta Ribeirão Preto – Food Film Festival”, de 19 a 23 de novembro. Serão quatro jantares para “comer com os olhos e ver com o estômago”, como brinca o jornalista e diretor de cinema Eduardo Ricci, autor da iniciativa. O Festival contará com momentos de degustação às escuras, exibição de curta-metragem, edição de imagens ao vivo com tablet, sorteios e músicas das culturas temas de cada dia, tocadas pelo DJ Ciro Mourão. O espectador poderá degustar com todos os sentidos as sutilezas da gastronomia e do cinema de influentes culturas de cidades como Paris, Florença, Barcelona e Ouro Preto. 

O Festival acontecerá às 20h, nos restaurantes: Zucca Cucina (19/11), Salamandra (20/11), Flor de Sal (21/11) e no encerramento haverá um jantar entre amigos, para convidados sobre a culinária mineira (23/11). Além dos jantares haverá uma sessão sobre cinema gastronômico, no dia 22/11, às 19h, com local ainda a definir.

Roteiro degustação
Desde a entrada até a sobremesa o participante experimentará a integração entre gastronomia e cinema. O roteiro degustação começa com uma apresentação multimídia de clipes durante as entradas, em seguida acontece o momento “o prato como testemunha” que sugere ao participante degustar às escuras seu jantar. Para encerrar a noite será exibido um mini documentário sobre a composição de um prato típico, haverá sorteios e para acompanhar a sobremesa será exibido um delicioso curta-metragem surpresa. Toda a programação contará com breves comentários e light show realizados pelo jornalista e diretor de cinema Eduardo Ricci.
 
 
Como participar?
Cada dia contará com um cardápio diferenciado e especial para o Festival. Além da programação com interações entre o ver e o degustar haverá sorteios no final dos jantares. O participante terá direito a uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, as bebidas serão cobradas a parte. O valor de investimento para cada dia de Festival é de R$90,00.  

Necessário fazer reserva com antecedência, até 14 de novembro pelo e-mail: cinericci@yahoo.com.br ou pelos telefones: (16) 98118-5422 e (13) 9171-7463 ou (13) 3202-7100 ramal: 257.


Sobre o VJ e autor da proposta
Eduardo Ricci trabalha com cinema desde 1995, é jornalista e diretor de cinema, já realizou quatro curtas-metragens, três exposições fotográficas com colagens e videoinstalação, coordena o Cineclube Lanterna Mágica, da UNISANTA (Santos/SP) desde 1999, é diretor do CINEME-SE - Festival da Experiência do Cinema, evento realizado em parceria com o Sesc Santos desde 2004. Leciona cinema e vídeo no curso de Artes Visuais da UNISANTA. Desenvolve trabalhos audiovisuais a partir do cinema como prática social, com crianças e deficientes visuais. Realiza a partir de 2008 o projeto Verticidades, que consiste num ensaio vídeo fotográfico sobre esquinas de cidades nacionais e internacionais.

DJ Ciro
Ciro Mourão é o DJ que dará a paisagem sonora de cada jantar. Ciro é produtor musical, realiza pesquisa sobre música eletrônica e toca esse estilo musical em casas noturnas de Ribeirão Preto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário