terça-feira, 28 de junho de 2011

Conheça mais sobre os sabores da segunda noite do CINE DEGUSTA SANTOS

A culinária japonesa é mundialmente conhecida. Aqui, no Brasil, ela é o símbolo de sofisticação e da elegância. São pratos mais saudáveis e com alto valor nutritivo. A história da culinária japonesa teve como marco inicial principal o cultivo de arroz no país durante o período da Antiguidade. A culinária tradicional japonesa é dominada pelo arroz branco (hakumai, 白米), e poucas refeições seriam completas sem ele. Qualquer outro prato servido durante uma refeição - peixe, carne, legumes, conservas - é considerado como um acompanhamento, conhecido como okazu.

Uma das características mais diferentes na culinária oriental é o modo de comer os alimentos. Ao invés dos talheres ocidentais, utiliza-se normalmente o hashi e antigamente as refeições eram apreciadas em mesas mais baixas do que as usadas pelos Ocidentais. Há também outras características tradicionais como a cerimônia do chá e eventos onde as refeições são elaboradas de maneira especial. A culinária japonesa é rica em alimentos a base de arroz, peixes e outros frutos do mar, também são comuns os legumes, as sopas e os cogumelos.



A mesa é arrumada de maneira especial em todas as refeições. Tipicamente, cinco bacias e pratos são colocados antes do jantar. Na ponta, são colocadas a bacia de arroz (à esquerda) e a de sopa (à direita). Atrás destas ficam três pratos planos que seguram os três acompanhamentos, um à extrema esquerda (onde pode se servir um prato fermentado), um a extrema direita (no qual pode se servir um prato assado) e um no centro (no qual pode se servir vegetais cozidos). Vegetais cortados também costumam ser servidos e comidos no final da refeição, mas não fazem parte dos três pratos de acompanhamento.

Hashis são normalmente colocados na frente da bandeja próxima da pessoa, com suas pontas apontadas para a esquerda e normalmente apoiadas em um suporte de hashi, ou hashioki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário