terça-feira, 23 de agosto de 2016

Cinema imersivo no jardim da cidadania

Assistir filmes ao ar livre em um jardim, imergir em suas narrativas com realidade virtual em 360° e criar mais afetos com a ocupação do espaço público de forma colaborativa, são algumas das ações da produtora Ricci Filmes em parceria com o Fórum da Cidadania de Santos. A produtora foi criada pelo cineasta e jornalista Eduardo Ricci que trabalha com a experiência do cinema desde 1995. Ricci escolheu o jardim da Estação da Cidadania, que completa 10 anos este mês, por ser um importante espaço sócio cultural de Santos, perfeito para cine imersões e por estar localizado no cruzamento de duas grandes vias da cidade, a Avenida Ana Costa e a Francisco Glicério, fator importante para Ricci que realiza desde 2008 o Projeto “Verticidades”, que consiste num ensaio cinefotográfico e pesquisas em esquinas de grandes cidades criativas pelo mundo.
                                                              Foto ilustrativa
Compartilhando afetos na cidade criativa

Durante este semestre serão realizadas ações com cine imersão, vivências com yoga e meditação, cine degustações, cursos e oficinas de cinema e fotografia. Todas as atividades serão base para a realização do CINEME-SE – Bienal Transmídia da Experiência do Cinema, que está em sua 9ª edição e o tema deste ano é a narrativa imersiva no cinema. A Bienal acontecerá entre 30 de novembro e 3 de dezembro deste ano. Ricci traz muitas experiências de sua pesquisa e gravações na Austrália, onde ficou por oito meses para filmar e fotografar esquinas para seu longa-metragem em cinema de fluxo “Verticidades”, com lançamento previsto para 2018. 


Encontro Urbe Cine Criativa
Dentro das celebrações dos 10 anos da Estação da Cidadania, o Urbe Cine Criativa acontecerá dia 3 de setembro, às 19h, na própria Estação, com entrada gratuita. O encontro tem como objetivo descobrir e expandir novas formas de construir uma ideia melhor de cidade, a partir da experiência do cinema. O tema desta edição será “O audiovisual e a economia colaborativa na cidade expandida". Na abertura haverá uma cine imersão sobre estações de trem no cinema, logo depois será exibido um curta-metragem sobre o tema do encontro e após as exibições os convidados apresentarão os seguintes painéis e suas interações possíveis com a economia colaborativa: “Produção cultural em Santos”, com André Azenha (jornalista e crítico de cinema), “Cinema imersivo” com Eduardo Ricci (cineasta e jornalista), “Negócios e criatividade” com Heitor Ramos (produtor cultural e social media), “Maker Space e interações criativas” com Niva Silva (designer e educador), “Mercado audiovisual santista”, com Wanderley Camargo (publicitário e educador). Após as apresentações dos painéis será proposta uma interação com o público a partir dos painéis abordados e o filme “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, com direito a spoilers, a organização pede que os interessados assistam antes o filme.

AÇÕES FORMATIVAS

Curso de vídeo e fotografia na cidade expandida

Serão oferecidos dois cursos com base na experiência do cinema, primeiro será o “Viajar – Construir Imagens e Afetos na Cidade Criativa”, sobre vídeo e fotografia imersiva com experiências em realidade virtual, ministrado pelo cineasta Eduardo Ricci. Com início em 14 de setembro, sempre quarta-feira, das 19h às 22h, com 12 encontros de 3 horas cada.

Revisitar grandes filmes na Jornada do Louco pela 7ª Arte

Em 23 de setembro começa o curso “Tarô e Cinema – A Jornada do Louco pela 7ª Arte”, com uma abordagem imersiva sobre as simbologias dos 22 arcanos maiores pela narrativa cinematográfica. Sempre sexta-feira, das 19h às 22h, também em 12 encontros de 3 horas cada. Com os professores Eduardo Ricci (cineasta) e JD Lucas (mitólogo). Valores e inscrições pelo telefone: 13 3221-2034 ou e-mail: cinericci@yahoo.com.br.


CINEME-SE 2016 – Bienal Transmídia da Experiência do Cinema


O CINEME-SE é uma bienal com foco na experiência do cinema e do audiovisual imersivo, junto às novas tecnologias e suas convergências híbridas. Criada em 2004, na cidade de Santos/SP. Com objetivo de estimular a formação de novas plateias para as múltiplas formas de fazer cinema hoje e promover um maior intercâmbio entre realizadores, pensadores e espectadores do audiovisual multimídia. O evento passará por grandes mudanças nesta edição, as quais serão informadas mais próximo da abertura e durante a realização das sessões. Entre os destaques dos eventos está a 2ª Bicicletada Audiovisual de Santos, que mais uma vez será o encerramento da programação.

Mais informações pelo telefone: 13 3221-2034, e-mail: cinericci@yahoo.com.br , Facebook e Twitter: @cinemese2016.  A Estação da Cidadania fica na Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande, em Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário