segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Curso Tarô e Cinema

Curso de Narrativa Audiovisual
TARÔ E CINEMA
A Jornada do Louco pela 7ª Arte

Sinopse: O curso Tarô e Cinema - A Jornada do Louco pela 7ª Arte propõem uma aproximação imersiva das duas linguagens, os dois modos de produzir mundos a partir de perspectivas simbólicas, partindo da análise de cada arcano maior do Tarô de Marselha, em direção à narrativa cinematográfica, onde os elementos simbólicos ganham vida, cor, movimento e sabor. Durante cada encontro dois filmes serão revisitados, usando como base uma cena e sua interação imersiva com um arcano maior.


O Tarô, enquanto linguagem pode ser compreendido como uma extensa e rica exposição  simbólica em que cada arcano pode se combinar com outro e assim, produzir subjetividade. Nesse aspecto, se aproxima da narrativa do cinema, porque insere personagens e ações num mesmo cenário, instaurando a sua própria narratividade imersiva.

O Cinema, enquanto possibilidade criativa estabelece um acordo de ordem objetiva entre cineasta e espectador, e é dessa relação que emerge o dado simbólico da experiência fílmica. Como o tarô, expõe caracteres aprofundados sobre a natureza das ideias e sentimentos, intuições e sensorialidades humanas.


Amparados por uma extensa pesquisa filmográfica e textual, o cineasta Eduardo Ricci e o mitólogo JD Lucas, introduzirão você ao universo fundamental dos arquétipos do Inconsciente Coletivo, à partir da perspectiva criativa que propõe o psicólogo suíço Carl Gustav Jung na leitura do fenômeno psíquico e seus desdobramentos na arte, ciência e religião.

>> Informações gerais:
. Professores: Eduardo Ricci (Cineasta) e JD Lucas (Mitólogo)
. Datas e horários:
. Encontros de sexta-feira: 14/10 a 09/12/16 – 19h às 22h
. Encontros de sábado: (22/10, 5 e 19/11 e 10/12) - 10h às 13h

. Duração: 12 encontros (36 horas)
. Investimento: R$300,00 a vista ou 2x de 160,00
. Inscrição: Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340, Santos/SP)
Tel.: 13 3221-2034 – E-mail: cinericci@yahoo.com.br





>> PROGRAMAÇÃO

TARÔ > Arcanos maiores e seus arquétipos
- História da simbologia de cada Arcano maior
- Estrutura narrativa simbólica do Arcano maior
- Mitos relacionados, a essência do significado do Arcano maior

CINEMA > Narrativa e os Arcanos maiores
- Narrativa cinematográfica
- Linguagem e estética do cinema relacionado a cada Arcano maior
- Enredo e design da cena: Estrutura, ambiente e a substância da cena
- Diálogos em grupos sobre o filme revisitado e o Arcano maior relacionado


>> Quem pode participar?
Escritores, cineastas, estudantes de cinema, publicidade e propaganda, jornalismo e narrativa, público interessado.  Maiores de 16 anos

>> Professores

Eduardo Ricci
Trabalha com cinema desde 1995, é jornalista e cineasta, já realizou quatro curtas-metragens, três exposições fotográficas com colagens e videoinstalação, coordenou o Cineclube Lanterna Mágica (Santos/SP) desde 1999, é diretor do CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema, criado em 2004. Também em 2004, deu início as ações da Ricci Filmes, sua produtora de experiência do cinema.

JD Lucas

Mitólogo e escritor. Autor do blog www.monomito.org. É líder da RoundTable Mitológica Rio de Janeiro, célula do programa de círculos de discussão de Mitologia espalhados por todo o planeta, capitaneados pela Joseph Campbell Foundation, com sede na Califórnia - EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário